Eis que te vejo chegar, meu irmão, com os ombros curvados como se eles carregassem um peso maior que tua força. Olhos perdidos num ponto inexistente retratam a tristeza que tens na alma. Aproximo-me de ti e sem que percebas minha mão toca em tua cabeça, enquanto minha alma busca sintonia com a tua alma. Leio teu coração como se um livro ele fosse. As coisas parecem difíceis demais e pensas que não conseguiras resolver teus problemas. Escrevo, pois, nas linhas vazias de teu espírito e peço que leias as palavras que Jesus proferiu com imensa ternura e compaixão:
Vinde a mim, todos vós que andeis em sofrimento e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo.
Se pudéssemos ouvir Jesus hoje, sua fala para os nossos dias seria mais ou menos assim:
“ Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve”.
Jesus promete alívio aos aflitos, desde que se submetam ao seu jugo. Mas, que jugo é esse? Esse jugo é a observância da lei por Ele ensinada, que, se bem cumprida, propicia alívio dos sofrimentos. O jugo de Jesus é a observância do seu Evangelho. Deus não submete a provas aquele que não as pode suportar. Seu fardo é leve, pois consiste, tão somente, na aceitação e na prática do amor e da caridade.
Por certo desconheces que há muito tempo acompanho teus passos. Conheço uma a uma tuas preocupações e o motivo de tuas tristezas. Podes esconder de todos, as dores de tua alma, mas, não de mim vez que as conheço todas e bem por isso, EU ESTAREI CONTIGO procurando te dar o suporte de que necessitas, sussurrando ao teu ouvido os ensinamentos de Jesus.
EU ESTAREI CONTIGO, segurando tua mão enquanto navegas no mar de incertezas. Juntos haveremos de pedir ao Pai que nos seja dado a sabedoria para seguir o reto caminho praticando a reta ação.
EU ESTAREI CONTIGO para que não sejas afetado pela violência que impera no mundo moderno, e para que não sejas contaminado pelo vírus do ódio e rancor. Juntos haveremos de treinar para que sejas um instrumento de paz, distribuindo ternura, afabilidade e doçura por onde passares.
EU ESTAREI CONTIGO, para que suportes com paciência e sem revolta, as dores que te trazem sofrimento, lembrando-te que elas são passageiras e que são menores que as bênçãos derramadas pela Espiritualidade Maior.
EU ESTAREI CONTIGO quanto enfrentares o ofensor para que tenhas força no exercício do perdão. Lembres que o aprendizado do perdão só é possível se existir a ofensa. Aprenda, pois, a abençoá-la.
EU ESTAREI CONTIGO na hora santa em que fores fazer tua prece ao Amor. A prece é a porta de entrada para nossas emoções espirituais. A prece traz conforto, fé, alegria e te afasta das investidas do mal. Ela ilumina e acaba com as trevas que possam, por ventura haver no cantinho mais oculto de teu coração.
EU ESTAREI CONTIGO frequentando a Escola do Amor, pois, o amor é a maior felicidade que podemos alcançar na existência. O amor é a luz da alma que irradia em todas as dimensões de nossa vida. O amor é Deus. O amor é a caridade em exercício, é a paciência, a compaixão, o perdão, a fraternidade. Ensina, pois, o amor, pois és amor e nada resiste ao amor.
EU ESTAREI CONTIGO em todas as horas de tua existência, se assim for o teu desejo, pois, tal incumbência me foi dada pela Espiritualidade para que te sirva de esteio, tanto na saúde quanto na doença, tanto na alegria quanto na tristeza, até que finalmente possamos nos reunir em definitivo e nos tornar andarilhos das estrelas à serviço da caridade.
Com amor,
Irmão Savas
(Mentor do Núcleo Espírita Nosso Lar)