UENL – Universidade Espírita Nosso Lar

Prezados Irmãos!

Tendo recebido autorização para tornar oficiais as notícias que percorrem esses corredores, venho cientificá-los de que a UNIVERSIDADE ESPÍRITA NOSSO LAR já se encontra criada em nível astral pela Espiritualidade responsável pelo Núcleo Espírita Nosso Lar.

Enquanto a Escola de Médiuns encerra suas atividades por ter desempenhado seu mister, a Universidade que lhe sucede abre suas portas para receber os médiuns e trabalhadores de Nosso Lar. Muito embora a Universidade já esteja com suas bases sedimentadas no plano espiritual, na Terra, face às formalidades existentes, a batalha da Direção Geral mal começou. Muitos são os protocolos, as formalidades e requisitos para a criação de uma universidade, levando-nos a crer que o tempo para tanto será bastante significativo.

No momento presente, em observação às exigências do Ministério de Educação e legislação pertinente, primeiramente, é feito o necessário credenciamento junto ao MEC e, em fase seguinte, dá-se início à fase de capacitação para, então, ser possibilitada a criação da faculdade e, finalmente, a universidade.

No período destinado à capacitação, o curso deverá atender, tão somente, aqueles que se encontram vinculados ao Núcleo Espírita Nosso Lar. O currículo deverá ser elaborado de acordo com as diretrizes fixadas pelo NENL. Com a criação da faculdade, os mesmos ensinamentos deverão ser repassados também a terceiros. Na universidade, o currículo deverá ser mais abrangente que a área específica, a qual visa apenas os interesses do NENL.

Não obstante à burocracia no plano terreno, e tendo sido autorizada a criação da UENL pela Espiritualidade, ainda que extraordinariamente, venho informar que a mesma deverá funcionar, inicialmente, nas dependências do Núcleo Espírita Nosso Lar. Em princípio, está sendo norteada para ter três vértices, quais sejam, ciência, filosofia e religião. Como não poderia deixar de ser, seu alicerce principal será a Codificação Espírita, devendo, pois, se pautar pelos princípios da Doutrina Espírita e em concordância com os objetivos do Núcleo Espírita Nosso Lar.

A Universidade Espírita Nosso Lar, além de buscar o desenvolvimento de projetos de pesquisa de interesse espírita, deverá ser um verdadeiro exemplo de instituição social que segue fielmente as leis civis e morais. Assim, nossa Universidade Espírita deverá se dedicar não somente aos estudos e pesquisas espíritas, mas, inclusive, ao ensino e pesquisa usuais quanto à saúde e doença com abordagem do sistema emocional, psíquico/espiritual, assunto esse pouco explorado pela medicina científica.

Os requisitos necessários para o ingresso na Universidade Espírita encontram-se assim elencados:

– Humildade em grau suficiente para sentar no banco escolar independentemente de seu currículo escolar;
– Desejo sincero e honesto em progredir espiritualmente e ser um homem/mulher de boa vontade.

Os universitários, devidamente inscritos, serão direcionados para um NÚCLEO COMUM para, posteriormente, optarem por cadeiras de sua preferência para formação de seu currículo.

As aulas serão ministradas, em principio, uma vez por semana, as 3ª, 4ª e 5ª feiras, com trabalhos semanais, os quais deverão ser feitos em casa. Além de leituras, serão efetuadas apresentações, missões, aulões, seminários, inclusive averiguações em estilo atual de aferição de aprendizagem.

A primeira fase deverá ser cursada num período de três anos para, então, buscar-se as especializações, as quais, é bem provável, deverão ser realizadas além de nossos portões, em academias próprias ou em outras universidades.

O ingresso na Universidade não será obrigatório aos trabalhadores da Casa, pois deverá ser respeitado o entendimento de cada um. Respeitaremos aqueles que entenderem não ser necessário estudar mais, assim como crescer e evoluir espiritualmente. Contudo, lembramos que Jesus recomendou: “Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito” (Evangelho de Mateus, Cap.5, v. 48). Jesus, nesse ensinamento, deixou claro que deveremos estar sempre nos aperfeiçoando, pois somos a imagem e a semelhança de Deus. É dever de cada um, portanto, buscar o progresso moral e espiritual, sendo esse o maior propósito da criação da Universidade Espírita Nosso Lar.

Não se pode olvidar, meus irmãos, que o Mestre Jesus também deixou registrado que “muitos são os chamados e poucos os escolhidos”. Buscando suporte nessa máxima é que estamos chamando os trabalhadores desta Casa para os bancos da Universidade que está sendo criada, para que, num futuro bem próximo, sejam escolhidos de acordo com seus esforços voltados para o crescimento e evolução espirituais, e consequentemente exercerem, de forma ideal, suas funções junto ao NENL e CAPC.

Aceitem, desde já, meus irmãos, meu fraterno abraço com os merecidos parabéns pela escolha em ingressar na Universidade Espírita Nosso Lar, uma genuína universidade da alma.

Saudações em Cristo!

José Álvaro Farias (Irmão Álvaro)
Direção Geral