Que a paz esteja em teu coração, meu irmão para que o encontro de hoje seja produtivo e benéfico à nossa escalada evolutiva.
E por falar em evolução, muitos têm perguntado o que significa ser evoluído espiritualmente, assim como desejam saber se existem condições especiais para se chegar à evolução e quem pode se tornar um ser evoluído?
Partimos do princípio que o homem é uma obra de arte que não está acabada. O homem, pois, é desenvolvido pela natureza até certo ponto e depois disso a continuidade de desenvolvimento fica por sua própria conta. O homem, porquanto, decide se quer dar continuidade ao seu desenvolvimento ou se quer viver e morrer na mesma forma que nasceu.
Portanto, o homem que almeja ser melhor precisa dar continuidade ao desenvolvimento de suas qualidades e características interiores. Tais qualidades implantadas no interior de cada ser humano, sem distinção, pois, assim é a Justiça Divina, encontram-se latentes e não podem ser desenvolvidas por si mesmas. Essas qualidades, só serão desenvolvidas se forem empregados esforços especiais por parte do próprio homem, juntamente com a ajuda daqueles que antes dele conseguiram, através de um trabalho semelhante, obter o resultado que por certo é esperado por Deus.
Às vezes me pego a pensar que mesmo sendo Deus, Aquele que tudo Sabe e que tudo Vê, Ele deve ficar na expectativa de ver quem de nós desenvolverá maior número de qualidades e quais as qualidades que desenvolveremos. Ele deixou latente dentro de nós, a generosidade, a paciência, a compaixão, a honestidade, a solidariedade, a verdade, a fé, a capacidade para exercer o perdão, o amor e a alegria. Esses são só alguns dos diversos presentes que nos ofertou e que precisam ser abertos. Dispomos de nosso livre-arbítrio para abri-los ou deixá-los fechados. Quais deles serão abertos, pergunta-se Deus. Será que esse filho deixará para abrir meus presentes só na próxima encarnação?
Assim, eu te afirmo meu dileto irmão que sem vontade própria e muito esforço é impossível evoluir, bem como é impossível a evolução se não houver ajuda. É no percurso de seu desenvolvimento que o homem deverá se tornar um ser diferente, conforme passaremos a expor.
É oportuno mencionar que primeiro precisamos ter consciência de que nem todos os homens podem atingir o desenvolvimento tornando-se diferentes da massa da humanidade. A evolução é um resultado dos esforços pessoais. A grande maioria da humanidade não se interessa, não deseja evoluir espiritualmente porque nada almeja, nada sabe a respeito disso e ainda que veja falar, não está pronta para compreender. A evolução, portanto, é rara e se torna cada vez mais rara face os atrativos ilusórios que o mundo oferece ao homem comum.
Como já deves saber irmão, para deixar de ser comum e tornar-se um ser diferenciado, o homem precisa desejar isso com toda a intensidade de sua alma e manter esse desejo por muito tempo. Se assim não for sua vontade, se não empreender os esforços necessários que a decisão exige, se for só um desejo passageiro motivado por alguma insatisfação momentânea, jamais será um homem diferente, um homem evoluído e realizado.
Finalmente podemos definir o que significa “ser diferente”. Como um ser diferente identificamos aquele homem que mergulhou dentro de si e descobriu os pacotes de presentes deixados por Deus. Adquiriu, portanto, qualidades e poderes que nem imaginava possuir.
É importante que se faça uma distinção entre o homem que se tornou diferente ao desenvolver as qualidades encontradas em seu interior e aquele que se ilude e crê já possuí-las segundo a falsa idéia que tem de si mesmo.
Num exemplo corriqueiro, apontamos que uma pessoa pode abraçar uma religião, freqüentar o templo religioso assiduamente, praticar uma caridade de fachada e ser uma pessoa amargurada, vingativa que não consegue perdoar algum desafeto seu.
Pessoas assim não se conhecem interiormente. Pessoas assim desconhecem, inclusive, o quanto não se conhecem. Estão cheios de falsas idéias sobre si mesmos, e enquanto não descobrirem isso, não conseguirão trilhar a senda da evolução espiritual.
O homem que não se conhece é como uma máquina que não possui movimentos próprios e independentes, pois, é ativada por comandos exteriores. É como uma marionete comandada por fios invisíveis. Não pensa por si mesmo, não se move como gostaria e não fala como gostaria.
Mesmo assim, às vezes, o homem programado pelo sistema acaba descobrindo o caminho para seu interior pondo fim a prisão em que vivia confinado. Ocorrendo a mudança, ele começa a desenvolver realmente as qualidades que acreditava ter, deixando de se basear na mentira que impunha a si próprio. Enquanto o homem crer que possui determinadas qualidades, não fará qualquer esforço para realmente adquiri-las.
A qualidade mais importante e que mais engana é a consciência. O homem começa a mudar e se tornar diferente quando principia compreender o significado de sua consciência passando por exercer o domínio da mesma.
A consciência é o conhecimento de si próprio, o conhecimento de quem é, de onde está, daquilo que sabe e do que não sabe. É seu melhor espelho em que todas as faces lhe são demonstradas. É isso que torna um homem livre e feliz. A chave da porta para a felicidade está dentro de cada um de nós. Enquanto não descobrirmos isso seremos carcereiros de nós mesmos.
Não deixes que tua baixa estima aponte, tão somente, teus defeitos. Mergulhe dentro de ti e veja os presentes que Deus lá escondeu. Descobre teu verdadeiro eu. Ama a ti mesmo, pois, assim o mereces.
Por hoje, meu irmão, gostaria de compartilhar só isso contigo. Gostaria que tivesses conhecimento daquelas qualidades que tens dentro de ti, e que precisam ser desenvolvidas para que sejas um homem diferente, livre e feliz.
Com amor,