Meu amigo e Irmão,
Na vida material ser próspero é ter fartura e riqueza. E todos, com muita razão aspiram a prosperidade. Digo, com muita razão, porque nas Leis de Deus não existe qualquer óbice ao desejo da prosperidade, muito ao contrário, existe incentivo para que sejamos prósperos, uma vez que Deus que criou tudo em abundância não impõe miséria e parcimônia aos seus filhos. Porém, a Lei Divina quer que a prosperidade que experimentemos no lado de fora esteja diretamente ligada à prosperidade que provamos do lado de dentro, isso é, na alma.
São João em sua Terceira Epístola assim deixou escrito: “… desejo que prosperes em tudo e que tua saúde corporal esteja tão bem quanto a tua alma”.
Uma alma próspera é aquela que não se prende à ganância e avareza. É despojada do egoísmo e do orgulho. Se uma pessoa está prosperando materialmente, mas, seu coração encontra-se preso ao dinheiro, é porque sua alma não vai bem. É só observar quantos vivem uma vida material fausta e, no entanto, não têm alegria de viver. O céu é cortado diariamente por modernos aviões particulares para que os negócios sejam realizados mais rapidamente e mais rapidamente ainda o dinheiro seja assentado nos cofres bancários. Automóveis luxuosos trafegam nas ruas das cidades enquanto milhares de pessoas não possuem as moedas necessárias para pagar uma passagem de ônibus ou comprar um pão para saciar o estomago vazio. Têm mulheres que exibem jóias e roupas caríssimas, no entanto, a depressão lhes corroí a alma impedindo-as de desfrutar da riqueza alcançada.
Ah! Se soubessem os homens quanta alegria existe em repartir aquilo que recebem, tratariam de trabalhar o dobro para sentir a mesma felicidade contida na lei do “dar e receber” ensinada por Jesus quando disse “Dai e vos será dado”.
Todo aquele que possui prosperidade espiritual torna-se manso e pacífico. Todo aquele que se torna rico espiritualmente passa a dar não só de suas posses, mas, torna-se um doador de si mesmo. O doador de si mesmo estende a mão para abençoar. Sua boca murmura palavras de coragem aos que se sentem fracos perante a vida. Seus ouvidos passam a escutar sua própria alma, assim como a música que ela executa. E ele, que tem a prosperidade da alma, torna-se um emissário de Deus. Através de suas mãos, Deus entrega o pão ao faminto, e através de seus lábios Deus sorri ao desalentado.
Investe, meu Irmão, em tua prosperidade espiritual depositando diariamente perante Deus as moedas da misericórdia, da generosidade, do auxílio ao próximo e terás na contabilidade divina, os bônus da alegria e da felicidade que tanto almejas.
Com amor,
Irmão Savas
(Mentor do Núcleo Espírita Nosso Lar)