A maioria desses episódios de distração – esquecer onde deixamos algo ou nos perguntar o que fomos fazer no quarto – é causada por simples falta de atenção. ” Você apenas não fez a codificação correta da informação”.
A codificação é uma forma especial de prestar atenção a um acontecimento e tem influência em sua recordação. Deixar de codificar de maneira adequada pode levar a situações irritantes. Se você colocar o telefone celular no bolso, por exemplo, sem prestar atenção porque está atento a outro tarefa, é provável que se esqueça de que o telefone está agora dentro do bolso do paletó, lá no armário. ” A falha não é exatamente de sua memória, a questão foi que ela não recebeu de você a informação de que precisava”.
A falta de interesse pode levar também à distração.
“Um homem que consegue relacionar resultados esportivos de 30 anos atrás talvez não se lembre de colocar uma carta no correio”.
As mulheres costumam ter a memória um pouco melhor que a dos homens, talvez porque prestem mais atenção ao que está à sua volta. Pistas visuais podem ser uma ajuda contra a distração, mas certifique-se de que a pista esteja visível e à mão. Se quiser se lembrar de tomar um medicamento no almoço, coloque o frasco sobre a mesa da cozinha – não o deixe no armário de remédios nem escreva um lembrete que você acabará colocando no bolso. Outro episódio comum de distração: entrar num aposento e se perguntar porque está ali. Muito provavelmente você estava pensando em outro assunto. “Todo mundo faz isso de vez em quando”. O melhor a fazer é voltar para onde você estava antes. É quase certo que, ali, vai se lembrar.
Related posts