Tenho ao longo do tempo acompanhado teu desenvolvimento espiritual e o quanto te esforças para seguir pelo caminho da iluminação para sentir a luz de Deus dentro de ti mesmo.
Vejo que tens te concentrado na auto-descoberta, ou autoconhecimento, passando a compreender desde o início de tua jornada que és muito mais do que atualmente consegues perceber.
Essa compreensão, meu Irmão, começa com a percepção de teus hábitos negativos, mentais ou físicos e a constatação de que podes te sentir confortável se procurares modificar a energia que te leva a manter tais hábitos. Esse caminho da compreensão é também um caminho da iluminação, pois, recebes a iluminação através da tua auto-descoberta.
Quando percebes que em teu dia foste cruel, invejoso, raivoso ou egoísta, esse ato de percepção é um aspecto da iluminação. Quando passas a contrariar tais sentimentos negativos ou atitudes e passas a expressar o amor e a apreciar teu novo modo de ser, então, em verdade estás tendo a experiência da iluminação porque aprendeste uma lição em relação a ti mesmo. Tu compreendeste um aspecto negativo de ti mesmo e o transformaste em luz, em verdade e em amor. É neste ponto de transformação que tu estás experimentando a iluminação.
A iluminação, portanto, pode ser entendida como um processo de compreensão e aceitação da verdade, manifestada em tua realidade. Resumindo, tu percebes o hábito negativo e percebes a verdade vendo-os lado a lado. Através de tua mente escolhes qual das duas energias é a mais apropriada: o hábito negativo ou a verdade. É quando a sua mente se torna uma mente iluminada.
Durante teu dia deverás experienciar em tua realidade inúmeros momentos de iluminação, momentos esses preciosos de abundante amor ou energia transformadora que farão com que te sintas mais iluminado que antes, desejando permanecer nessa realidade que é a energia da força vital de Deus e do teu próprio ser.
Desse modo, o teu ato de mover-te para a iluminação é um sistema, um meio ou caminho de compreensão, de manifestação e de transformação. Ser iluminado, por sua vez é ver, compreender e viver com a verdade de Deus. Tudo é um estado da mente… Quando tua mente está aberta, limpa, livre de toxinas todo teu ser é livre para existir como luz, amor, verdade e a presença da Espiritualidade de Luz.
És um ser iluminado, porém, ainda existem nuvens de fumaça a tua volta…As nuvens de fumaça que podem ser finas ou densas são teus medos, e as limitações que tu mesmo te apegas. São tuas criações originadas em tua mente obscura da compreensão de ti mesmo e da realidade ou indisponibilidade de compreender a tua verdade.
Se eu te perguntasse se estás disposto a perceber a tua verdade e de estar em sintonia com Deus, existindo, pois, como um ser iluminado na Terra, por certo me responderias prontamente que sim. Porém, eu te digo que tua alma está disposta, mas, tua mente, a tua personalidade ou as tuas emoções ainda não estão prontas. Na maior parte das vezes é tua mente, tua personalidade, teus hábitos e ligações que manténs, que demonstram que ainda resistes em te tornar iluminado, ainda que tenhas orado intensamente para tal fim.
Quando digo que ainda resistes em te tornar um iluminado, assim o faço lembrando-te dos teus medos e dúvidas que precisam ser descobertos, reconhecidos e colocados ao lado da verdade, escolhendo qual desejas energizar e manifestar. Tua mente deve estar vigilante de si mesma e de teus pensamentos, ainda que seja cansativo assim se manter.
Mantenha o foco, intensifique o foco tratando-o como uma consciência espiritual.
A Espiritualidade de Luz sussurra constantemente em teus ouvidos que és um farol de luz. Ela incansavelmente lhe envia vibrações de luz para ativar a tua energia e dissolver as limitações que impedem a percepção da verdade. Contudo, a ativação de que te falo pode ocorrer, tão somente, quando deres o teu consentimento através de teu livre arbítrio.
O medo é o principal obstáculo para ativar tua energia, impedindo que percebas a verdade. Precisas conhecer, profundamente este inimigo, o medo, ao tempo que precisas meditar sobre a fé, aprendendo a alimentá-la e fortalecê-la. As pessoas, de modo geral têm pouca fé e muito medo.
O medo é um sentimento negativo e estagnado que te leva à paralisação. O medo é dúvida, é preocupação, é insegurança, é angústia, é ansiedade, é apreensão, é nervosismo, é pânico, é incerteza, é opressão, é descrença em Deus.
A fé, por sua vez é um sentimento positivo que conduz à realização. A fé é luz, é poder, é segurança, é autoconfiança, é certeza, é alinhamento com a vontade divina, é crença em Deus, é coragem.
Através de tua mente escolhes qual das duas energias é a mais apropriada: o hábito negativo ou a verdade (o medo ou a fé). Com tua escolha poderás tornar tua mente uma mente iluminada. A iluminação e o progresso espiritual é o motivo de tua encarnação na Terra.
Com amor,
Irmão Savas
(Mentor do Núcleo Espírita Nosso Lar)