Hoje, antes de abordar o assunto que me trouxe a ti, preciso dar um pulo no passado, nos primórdios da humanidade época em que o homem começou a se adaptar ao meio para satisfazer suas necessidades básicas.
Aos poucos, o ser humano das cavernas descobriu as vantagens de viver em grupo, momento esse que surgiram as primeiras regras e normas a serem respeitadas. Viver em grupo ou sociedade desde o nascimento da humanidade passou a ser um desafio ao homem que por vezes ficava preso a determinadas normas que o obrigava a seguir regras limitadoras do seu modo de ser ou ainda do seu modo de não ser. E isso deu nascimento às controvérsias e com elas a agitação se instalou no ser humano. E desse modo vivem os homens até nossos dias.
Assim, meu Irmão, chegou a hora que preciso conversar contigo sobre essa agitação interna que é uma das maiores lições ou desafios para a humanidade superar e alcançar. Bem por isso tenho sempre batido na mesma tecla, ou seja, o quanto precisas dar atenção àquilo que está dentro de ti.
Neste momento em que te falo não me refiro simplesmente à tua alma ou essência, mas, peço que dissolvas a controvérsia, a desarmonia, a raiva e a separação que tens dentro de ti para que não tenhas mais tarde um encontro marcado com a enfermidade. Sentimentos amargos e raivosos geram graves doenças.
Observo a árdua batalha que travas diariamente entre os desejos de tua personalidade e os teus desejos espirituais. São dois caminhos, um onde a personalidade trilha e outro onde o espírito flutua.
Tua realidade interior, meu irmão é a tua ligação com o Divino. É através dessa realidade interior que manifestas a tua realidade exterior. Desse modo, tens apenas que encontrar a chave que abre a porta para essa realidade. É quando, então, tu descobrirás que aquilo que buscas não está no universo, e sim dentro de ti.
Precisas entender, Irmão meu, que a desarmonia, a separação e a controvérsia existentes em teu interior, não faz parte de tua verdade, mas, é tão somente, um produto de tua existência física. Compreender isso e aplicar em teu cotidiano é um desafio. O desafio é dissolver a separação e construir pontes que te liguem a Divindade Maior criando assim a tranquilidade dentro de ti.
Quando passas a olhar dentro de ti, também passas a compreender que as influências externas podem te ajudar e te apoiar, todavia, é a tua própria dedicação que trás a harmonia para as tuas energias interiores e que ajudará tua conexão com Deus.
Para obter a harmonia precisas concentrar tua mente, através do alinhamento de tua alma com teu corpo físico e tua realidade. Constrói teu santuário interno onde tua alma possa repousar em companhia do Criador. E verás que a tua realidade externa também ganhará tranquilidade, pois, estarás abastecido com o Amor Maior.
Teu trabalho é purificar a desarmonia, a agitação causada pela controvérsia que reina em teu peito. É através da purificação que te falo que terás a percepção de tua própria verdade, da sabedoria, da tua magnificência, permitindo-te assim, uma existência capaz de estar integrado com a alma do Criador. Esse é um estado de paz, de harmonia e de equilíbrio.
Percebes que estou falando daqueles momentos em que a sua mente está livre dos pensamentos e que tuas emoções estão harmonizadas e elevadas? Percebes que até tua respiração está tranquila? Sentes que estás contente em simplesmente ser? São nesses momentos em que estás uno com a alma do Criador e que encontras a tua realidade interna.
Os desafios e obstáculos que enfrentas são colocados de muitos modos em teus dias para que possas estudar e entender tua realidade interna, as energias que te rodeiam e o mundo em que vives. É um processo de mestria, transcendendo ou liberando toda a perturbação que não é mais necessária e fundindo as tuas energias.
Como podes perceber meu Irmão, afastar tuas responsabilidades e circunstâncias que enfrentas seria um erro, uma vez que elas são as tuas ferramentas para ajudar-te a praticar, a trazer a quietude para tua mente, a harmonizar as tuas emoções e a possibilitar a unidade das tuas energias físicas e espirituais.
Não há, no entanto, nenhum caminho traçado para alcançares tais objetivos. Bem por isso, tens que descobrir o caminho que deves trilhar, um caminho de aprendizagem e de mestria que te inspire a ser melhor e que te traga a verdadeira alegria de viver. Pouco importa que teu caminho seja diferente dos outros, pois, o teu caminho está correto para ti.
Ao dissolver e liberar a controvérsia, a desarmonia e a agitação dentro de tua mente, tu terás a paz, o equilíbrio e o amor na Terra. Este objetivo é muito puro e digno dos teus esforços. Permita-te ser devotado e a descobrir a beleza, as energias de cura e a iluminação de tua realidade interior.
Irmão Savas
(Mentor do Núcleo Espírita Nosso Lar)