O conhecimento real, só pode ser obtido através da experiência direta; todo o resto é simplesmente conhecimento “a respeito de” alguma coisa. Todo conhecimento, todo aprendizado existe em função de nos trazer algum crescimento.
De nada valerão os livros, discos, seminários, workshops, se não extrairmos algo para incorporarmos ao nosso ser.
Estamos na Terra para crescermos, para evoluirmos, em busca da unidade perdida, portanto cada oportunidade que se nos apresenta tem algo a nos dizer, tem algo a nos ensinar. Passamos toda uma vida juntado conhecimento a respeito de muitas coisas. Esse conhecimento armazenado em nossa memória, ocupa um espaço sob o título de “cultura” que será inútil se não estiver a serviço do nosso crescimento.
É preciso experimentar, analisar e incorporar aos nossos costumes, hábitos, jeito de ser e de se comportar, ou seja, é preciso aprender a nova lição. De tudo na vida podemos tirar aprendizado; de algo que entendemos como bom, por nos trazer alegria e prazer, ou de algo que julgamos ruim por nos trazer tristeza e dificuldades.
Os acontecimentos que rotulamos de ruins, na verdade são sinais mal compreendidos, emitidos por nosso espírito como forma de nos sinalizar que algo de errado está acontecendo conosco. Como não estamos acostumados a interpretar os sinais que nos são emitidos de dentro de nós mesmos, percebemos como sendo algo do mundo externo, um impedimento à nossa jornada, à felicidade que dizemos ser merecedores.
Os sinais nos são mostrados tanto em nosso corpo como na natureza à nossa volta, bem como nos acontecimentos do nosso dia a dia. É preciso estar atento – orando e vigiando – para fazermos de uma vida, realmente, uma escola para o espírito.
Se não aproveitarmos as oportunidades que nos são oferecidas diariamente para concretizarmos nosso verdadeiro crescimento de nada valerá termos vindo ao mundo físico, terá sido mero passeio. Se levarmos uma vida de facilidades poderá ter sido um bom passeio, um descanso, quem sabe, mas se for uma vida de amarguras, terá sido, então, só um terrível pesadelo.