Meu estimado Irmão,
Por vezes vejo-te exaltado, pronto para iniciar um confronto verbal com alguém que no momento não esta em concordância com teus pontos de vista. Então, te pergunto: por que brigar? A briga é um combustível nocivo que pode trazer desconforto, azedume ao teu estomago comprometendo tua digestão. E o pior é a distancia que a Espiritualidade de Luz impõe quando teu espírito se acha envolvido pela nuvem negra da raiva. A Espiritualidade de Luz quando encontra tua alma dominada pela raiva ou rancor tenta chamar-te a razão, mas, na maioria das vezes não consegue seu intento. Então, Ela afasta-se temporariamente para que o tempo te chame à razão e voltes a raciocinar com lucidez.
Nem percebes, por certo, que no momento estás totalmente controlado pelo ego e que lutas com todas as armas que possuis para que fique reconhecida tua razão. Quando te achas dominado pelo ego só consegues ver tuas próprias necessidades e teus desejos para que sejam realizados. Quando teu ego encontra-se inflado, tens certeza que estás sempre certo e quem pensar diferente está totalmente errado. Teu ego está doente. Quem é realmente humilde, segundo o evangelho, não se odeia, mas também não se ama…
Quem é humilde esquece-se de si mesmo. Isso é ser livre. Tu também podes conquistar essa liberdade. É só treinar.
Tudo na vida necessita de treino. As coisas mais simples e as mais complexas, ambas necessitam do treino de quem vai fazer uso das mesmas.
Comece, portanto, em todas as situações de tua vida a treinar a humildade. Quando falo de humildade falo, inclusive, em dignidade. Uma complementa a outra. A humildade é um sentimento adquirido com lentidão, fruto do trabalho interior ou quando o indivíduo tem o conhecimento que existe um ser superior ao mesmo.
A humildade é um sentimento que retrata a modéstia do individuo fazendo que ele possa reconhecer suas limitações, pois, está despido do orgulho que é próprio do ego exacerbado. A Bíblia é rica em citações sobre a humildade, sendo a mais conhecida e repetida aquela que diz que "quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado”.
Por último, meu Irmão, sugiro que mergulhes em teu íntimo e examines tua alma com tranquilidade e desprendimento para que possas obter um retrato de ti mesmo. Estuda-te!
Feito isso, me responda:
És um viajante humilde que segue a Luz ou és um soberbo caminhante que anda as cegas no caminho da vida?
Com amor,
Irmão Savas
(Mentor do Núcleo Espírita Nosso Lar)